Centro de Investigações Diagnósticas

ULTRASSONOGRAFIA

A ultrassonografia, também conhecida como ecografia, é um método diagnóstico não invasivo, seguro, e de baixo custo, que se baseia no fenômeno de interação de som e tecidos.

A freqüência das ondas sonoras geradas pelo transdutor é proporcional a resolução das imagens obtidas. Transdutores mais modernos de alta frequência produzem imagens de alta resolução, aumentando consideravelmente a sensibilidade diagnóstica do método.

A ultrassonografia permite também, através do efeito doppler, o estudo hemodinâmico de órgãos e tecidos, auxiliando e interagindo diferentes especialidades médicas, firmando-se cada vez mais como um dos pilares diagnósticos da medicina moderna.

No CID utilizamos aparelhos de última geração, com transdutores convexos e lineares de até 18 MHz e efeito "power-doppler", que proporcionam a geração de imagens de alta definição e com aplicabilidade diagnóstica em diversas patologias.

Além do exame de estruturas tradicionais como: tireoide, mama e vias urinárias, o CID mais uma vez torna-se pioneiro ao oferecer à classe médica os protocolos internacionais de avaliação articular pela ultrassonografia com "power-doppler".

Ao acessar a área restrita, médicos e pacientes poderão ter acesso aos resultados de seus exames, que serão disponibilizados em até 48 horas após sua realização.

Este exame é realizado com hora marcada e apenas na unidade CID - Botafogo.

Logo abaixo, veja exemplos de imagens geradas em nossos exames:

ÁREA RESTRITA

  • Paciente
  • Médico

Veja mais informações sobre a utilização da Ultrassonografia Articular com "power-doppler" em Reumatologia.

Ver mais →