Notícias

CID Grupo na Mídia

Acompanhe as novidades do CID Grupo.
Captura-de-Tela-2019-10-22-às-5.25.33-PM.png

O mesmo tipo de doença pode acometer muitas pessoas. Mas apenas o seu médico especialista poderá diagnosticar com eficiência o seu caso específico. Não “se diagnostique” com o resultado de outras pessoas, não se medique, não se assuste achando que seus sintomas são os mesmos daquela doença que seu amigo acaba de descobrir.
Cuide-se, claro! Mas procure um médico e faça seu acompanhamento individualizado, de acordo com suas necessidades e seu estilo de vida.
Consulte nossas especialidades. Veja mais em:
https://cidmed.com.br/empresa/#equipe


sarampo.png

7 de outubro de 2019 cid gruporeumatologia

Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. Na primeira fase, que vai até o dia 25 de outubro, o público-alvo serão as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos e 29 dias. A segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, terá foco na população com idade entre 20 e 29 anos.
Participe!

As Sociedades de Reumatologia, Infectologia, Imunização e de Doenças Intestinais Inflamatórias alertam:
A vacina tríplice viral contém componentes vivos atenuados, sendo assim, é CONTRAINDICADA para pacientes sob imunossupressão.
A indicação da vacina deve ser discutida com o seu médico especialista, mediante decisão compartilhada de planejamento para que a vacina seja realizada de forma segura e eficaz.


fibro2.png

Grande parte dos pacientes com fibromialgia convive com os sintomas e dores por anos até ter o diagnóstico.
A fibromialgia é uma doença que se manifesta com fortes dores no corpo todo, principalmente na musculatura, e grande sensibilidade ao toque.
Alguns outros sintomas que aparecem são a fadiga, sono e cansaço intenso, alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.
O diagnóstico é feito através da avaliação clínica, e os exames complementares descartam outras doenças que muitas vezes podem simular os mesmos sinais, como hipotireoidismo, artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide e outras doenças autoimunes. Não existe, até hoje, um exame específico para o diagnóstico de fibromialgia. Por isso a avaliação pelo médico é fundamental.


remissao.png

Quando não podemos falar em “cura” de uma determinada doença crônica, é muito comum usarmos a palavra REMISSÃO. Esse termo é utilizado para várias doenças, e se baseia em índices de medidas selecionados pelo médico para avaliar se a doença está em atividade ou não. O estado de remissão se refere a uma condição em que a doença está sob controle e respondeu bem ao tratamento instituído.
E aí vem a pergunta: “Doutor, posso parar todos os medicamentos?

Estudos mostram resultados diferentes, dependendo do tipo de medicação utilizada e de cada doença. Muitas doenças na Reumatologia, por exemplo, necessitam de algum tipo de tratamento contínuo para que se mantenham inativas.
Além do risco do “retorno da doença” após retirada brusca de toda a medicação, os pesquisadores ainda se perguntam se a doença poderia “retornar mais grave” do que estava, e mesmo se poderia haver uma progressão da doença, mesmo que aparentemente o paciente esteja em remissão.

O seu médico deve avaliar vários fatores individuais para decidir suspender ou manter seu tratamento.

Faça seu acompanhamento periódico e converse com seu médico sempre.

E leia também: Dores na coluna e nas articulações sacroiliacas


juntas.png

12 de setembro de 2019 reumatologiaterapia assistida

Dor nas costas recorrente, frequentemente acompanhada de rigidez e não relacionada com alterações posturais é um alerta clínico importante!
Uma doença com certa frequência em nossos consultórios de reumatologia é a Espondilite anquilosante. Paciente se queixa de dores na coluna e nas articulações sacroilíacas (próximo da região glútea). A doença afeta mais pacientes do sexo masculino a partir dos 40 anos.
A dor na coluna pode parecer afetar toda a região das costas, até a região glútea, Normalmente melhora com a prática de exercício e piora com o repouso.

Com a evolução do quadro – e se não for diagnosticada e tratada de forma adequada –, pode haver redução dos movimentos da coluna vertebral, levando à sua fusão ou anquilose, daí o nome da doença.
Cuide-se e consulte um especialista em caso de dúvidas.

Leia também: Centro de Terapia Assistida com Certificação Internacional de qualidade e segurança pelo IQG


Nosso-Centro-de-Terapia-Assistida.png

5 de setembro de 2019 reumatologiaterapia assistida

Nosso Centro de Terapia Assistida, aqui no CID GRUPO, foi criado em 2006 para atender a pacientes que necessitam de tratamento com drogas intravenosas, subcutâneas e intramusculares em regime de “day clinic”. Fomos o primeiro Centro de Terapia Assistida do Rio de Janeiro a receber a Certificação Internacional de qualidade e segurança pelo IQG – , sendo Acreditado na categoria Diamante.

Contamos com toda estrutura necessária para atendimento a possíveis intercorrências durante o procedimento, tais como: cardioversor, oxímetro, carrinho de parada, oxigênio e serviço de ambulância para remoção a hospitais de apoio se necessário. Todos os procedimentos são realizados por enfermagem, farmacêuticos e médicos especializados.

Leia também: Esclerose múltipla tem tratamento.


artriteway..png

26 de agosto de 2019 reumatologia

Artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, autoimune, que afeta as membranas sinoviais (fina camada de tecido conjuntivo) de múltiplas articulações (principalmente mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos e pés) e também pode comprometer órgãos internos, como pulmões e coração, dos indivíduos geneticamente predispostos.
A progressão do quadro está associada a deformidades e alterações das articulações, que podem comprometer os movimentos.

Fique atento a alguns dos sintomas:
Rigidez matinal (sensação de “juntas enferrujadas” que ocorre principalmente pela manhã, ao acordar, e após longos períodos de repouso);
Artrite (dor e inchaço) de três ou mais juntas, especialmente quando envolve as juntas das mãos e punhos;
Nódulos reumatoides (nódulos endurecidos que podem aparecem embaixo da pele nos braços e pernas)

Quanto mais cedo for diagnosticada a artrite reumatoide e iniciado o tratamento, melhor será o prognóstico. Embora ainda não se conheçam os recursos para a cura definitiva, é possível obter a remissão dos sintomas, preservar a capacidade funcional e evitar a progressão das deformidades.

Não deixe de ler: Usar medicamentos sem prescrição médica é altamente arriscado




Visite nossas Redes Sociais:


UNIDADE BOTAFOGO

Rua Voluntários da Pátria, 445, Sl. 1310 – Centro Médico Botafogo, Botafogo,  RJ



UNIDADE BARRA DA TIJUCA

Av. das Américas, 4790, Sl. 328  – Centro Profissional Barra Shopping, RJ




Visite nossas Redes Sociais:



UNIDADE BOTAFOGO

Rua Voluntários da Pátria, 445, Sl. 1310 – Centro Médico Botafogo, Botafogo,  RJ



UNIDADE BARRA DA TIJUCA

Av. das Américas, 4790, Sl. 328  – Centro Profissional Barra Shopping, Barra da Tijuca, RJ



Copyright by CID GROUP 2019. Todos os direitos reservados.